QUEM SOMOS

O Instituto Piatam dispõe de uma equipe de pesquisadores de alto nível em várias áreas do conhecimento.

O Instituto prima pela qualificação profissional e articula-se com instituições nacionais e internacionais para constituir o seu quadro de colaboradores.

Abaixo são apresentados alguns dos pesquisadores seniores que têm contribuído sobremaneira para o desenvolvimento de trabalhos técnicos de padrão internacional.

Alexandre A. F. Rivas

Pós-doutor em Economia Ambiental pela Washington and Lee University (2005), Doutorado em Economia Ambiental e Finanças Públicas - The University of Tennessee System (1998), Mestrado em Finanças Públicas - The University of Tennessee System (1997) e Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (1988). Atualmente é Professor titular do Departamento de Economia e Análise da Universidade Federal do Amazonas, Presidente do Instituto Piatam, Professor Colaborador da Washington And Lee University (EUA), Economista Emérito conferido pelo Conselho Regional de Economia da 13ª. Região do Amazonas. Atua, principalmente, na área de Economia Ambiental e dos Recursos Naturais, com ênfase na Economia dos Serviços Ambientais e Valoração Econômica do Ambiente e, Análise de Impacto Ambiental de grandes projetos. Diretor de um consórcio no Programa Brasil-EUA, sob os auspícios da CAPES (Brasil) e FIPSE (EUA).

Carlos Edwar de Carvalho Freitas

Pós-doutor pela Washington and Lee University (2009), Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (1999), Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1995) e Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Pará (1987). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Amazonas, Professor Credenciado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Membro do Conselho Consultivo da Fundação Amazônia Sustentável e Fellow of the Linnean Society of London. Atua, também, na coordenação do quinto ciclo de financiamento do Projeto PIATAM, uma rede de projetos multidisciplinar. Coordena, ainda, o sistema de estatística pesqueira no Estado do Amazonas, com recursos do Ministério da Pesca e Aquicultura. Recebeu 11 prêmios e/ou homenagens, com destaque para o Ibaraki Kasumigaura Prize, pelo trabalho apresentado no LAKE 99.

Clauzionor Lima da Silva

Doutor em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestrado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e Graduado em Geociências pela Universidade Federal do Amazonas (1992). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Estrutural, atuando principalmente nos seguintes temas: neotectônica, geomorfologia, geofísica e sensoriamento remoto.

James Randall Kahn

Doutor em Economia pela University of Maryland (1981), Mestrado em Economia pela University of Maryland (1978) e Bacharel em Economia pela Washington and Lee University (1975). Exerce a cátedra John F. Hendon Professorship em Economia e é Diretor do Programa de Estudos Ambientais da Washington and Lee University. É tambem Professor colaborador da Universidade Federal do Amazonas, desde 1992. Dentre suas atividades anteriores foi Professor na State University of New York Binghamton (1980-1991) e Professor da University of Tennessee (1991-2000). No mesmo período em que atuou na University of Tennessee, foi também cientista colaborador no Laboratório Nacional de Oak Ridge. Atua, principalmente, nas áreas de Economia do Meio Ambiente. As linhas de pesquisa incluem desenvolvimento sustentável na Amazonia, Desenvolvimento de Incentivos Econômicos para Preservação do Meio Ambiente, Valoração do Meio Ambiente, Análise Multi-Criterial, Mudanças Climáticas no Mundo, Economia da Pesca e Modelagem da Interação entre Sistemas Econômicos e Ecológicos.

José Aroudo Mota

Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2000), Mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (1994) e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília (1981). Atualmente é técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Coordenador de meio Ambiente e do Fórum Ipea de Mudanças Climáticas. Professor de Economia Ambiental da Universidade Federal do Amazonas, colaborador da Universidade de Brasília e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – DF. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, economia ambiental, valoração de recursos naturais, gestão ambiental e direito ambiental.

José Alberto da Costa Machado

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (1999), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Amazonas (1978). É Economista Emérito pelo Conselho Regional de Economia 13ª Região (2010). Professor Adjunto IV do Departamento de Economia e Análise da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas. Pesquisador em teorias, métodos e métricas sobre desenvolvimento sustentável e em dinâmicas do desenvolvimento regional amazônico. Em fase anterior das atuais atividades acadêmicas e profissionais acumulou experiência nas seguintes áreas: estruturação organizacional e formulação de políticas e diretrizes corporativas, no setor privado; planejamento governamental, finanças públicas (orçamento e execução), administração tributária, dívida pública (interna e externa), informática pública, planejamento e gestão de projetos de pesquisa, infra-estrutura para atividades de pesquisa; e desenvolvimento de softwares para automatizar atividades industriais, comerciais, financeiras, de recursos humanos, de controle de projetos e outros.

Contato
Nome:
E-mail:
Telefone:
Menagem:
Endereço:
Rua Franco de Sá, 270, sala 707,
Edifícil Amazon Trade Center - Bairro São Francisco Manaus/Amazonas - Brasil

Fone: (92) 3234-3907
E-mail: contato@institutopiatam.com.br