Em 2020, evento será realizado em São Paulo
Durante os três dias da primeira edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus cerca de 25 mil pessoas visitaram o pavilhão do Studio 5 e conheceram as iniciativas estratégicas de sustentabilidade dos 130 stands presentes no evento.
Na abertura, o presidente do Instituto Piatam falou em seu discurso que, ao longo desses últimos 12 anos, o Instituto Piatam tem se dedicado ao desenvolvimento de estudos e pesquisas aplicadas que visam contribuir para a geração do conhecimento e promoção do desenvolvimento econômico e social da Amazônia. “Somos uma instituição local, com o DNA 100% amazônico, trabalhando para fortalecer e engrandecer esta importante parte do Brasil”.
Encerrando a solenidade de abertura, o presidente da República, Jair Bolsonaro, iniciou seu discurso agradecendo empreendedores e empresários de fora do País que acreditam no Brasil. “É a volta da confiança em nosso País, fruto do trabalho de um governo que escolheu 22 ministros por critérios técnicos e, em função disso, vem dando certo. A Zona Franca de Manaus é um símbolo, uma garantia de que, enquanto ela existir, a Amazônia é do Brasil. Estamos aqui no pedaço de terra mais rico do mundo em minerais, água potável e biodiversidade. A cobiça existe sobre essa região e devemos nos preocupar com isso”.
Entre os diversos trabalhos já desenvolvidos pelo Instituto Piatam, destaca-se o Estudo denominado “Instrumentos Econômicos para a Proteção da Amazônia: a experiência do Polo Industrial de Manaus”, que mostrou pela primeira vez, com rigor técnico-científico de classe internacional, que o Polo Industrial, além de cumprir a sua missão original, produziu uma externalidade altamente benéfica para a Região, para o país e para o mundo, em contribuir para a proteção da floresta amazônica. “Esperamos que a fesPIM seja um importante marco nessa construção. Esperamos também que ela nos faça refletir sobre a nossa força e importância e que isso resulte em mais resultados positivos para a nossa economia, sociedade e meio ambiente”, falou Alexandre.
Alexandre lembrou ainda que, ano passado, o Instituto Piatam lançou o livro “Amazonas 2073+: o futuro, presente”, que reúne o olhar de empresários, cientistas e especialistas em áreas estratégicas que apresentaram suas visões para a construção de um futuro caminho para o Amazonas seguir e se preparar nesses 56 anos que faltam para o término dos incentivos econômicos da ZFM. “A prorrogação da lei dos benefícios fiscais sozinha não é suficiente para garantir que o Estado continue em uma rota de desenvolvimento, então o que a gente fez foi apresentar outros objetivos que não excluem a ZFM, mas apresenta setores para serem desenvolvidos também de forma completar e interagir com a dinâmica econômica do estado tornando-o mais rico e próspero”, explica Rivas.
O CEO da Ekco Produções, Orsine Oliveira Jr., afirmou que a feira foi um sucesso. “Um novo conceito de defesa da ZFM foi mostrado.A vinda do presidente da República atraiu a atenção nacional e internacional para a Amazônia. Além disso, a Feira gerou cerca de 560 empregos diretos e 1200 indiretos, colaborando com a economia do Estado. Usamos as pessoas locais e o mais importante foi a produção de material sustentável. Ano que vem, a segunda edição da fesPIM será realizada em são Paulo, em parceria com Suframa e Instituto Piatam”.
Deixar um comentário