No dia 25 de outubro, o Instituto Piatam esteve na comunidade Nossa Senhora de Fátima, na Ilha da Paciência, localizada na margem direita do Rio Solimões, para assinar o termo de cooperação técnica-científica e ambiental com a Associação Comunitária Bebé Amaro. Foram ainda doados material para ajudar o trabalho de manejo do pirarucu.
O termo tem o objetivo de elaborar e executar projetos, estudos, pesquisas básicas e aplicadas, consultoria e assessoria, transferência de tecnologia, atividade de apoio e ações de defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida e do meio ambiente por de atividades educacionais, capacitação especial e captação de recursos financeiros visando à conservação, controle e monitoramento ambiental no trecho inferior do Rio Solimões, no município de Iranduba.
Na oportunidade, Alexandre Rivas apresentou o Instituto e disse que o termo de cooperação é para estabelecer um projeto de parceria que contribua de maneira eficaz no manejo sustentável. “O nosso compromisso é desenvolver ações que beneficiem a comunidade, que vive da extração sustentável do pirarucu”.
Carlos Freitas também esteve presente e lembrou que a parceria com a comunidade vem desde 2011. “Tivemos alguns trabalhos sistemáticos, mas a ideia é colaborar de uma forma mais eficaz e buscar parcerias para melhorias no trabalho já desenvolvido na comunidade”.
O coordenador do Projeto de Manejo e morador da comunidade, Ivan Santos, explicou que o trabalho de manejo de pirarucu foi criado para suprir a falta de alimentos, pois o peixe estava se tornando extinto na comunidade por causa da pesca predatória. “As famílias para se alimentarem tinham que comprar frangos abatidos, conserva e outros enlatados para se alimentarem e, com o aumento do pescado, passamos a fazer o manejo sustentável do pirarucu.Hoje, na comunidade, contamos com duas pessoas certificadas pelo Mamirauá no curso de contador”.
A pesca do pirarucu Manejo Sustentável na Ilha da Paciência foi o primeiro manejo em área de várzea do Brasil. A pesca é feita uma vez ao ano e vendida na cidade a um preço bem acessível.
Deixar um comentário