No dia 13 de setembro de 2019 foi realizada a coletiva para o lançamento da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (Fespim) e contou com a presença de representantes de entidades de classe e de órgãos governamentais, agentes políticos, empresários, pesquisadores e profissionais da imprensa.

O evento contou com pronunciamentos do superintendente da Suframa, Alfredo Menezes; do presidente do Instituto Piatam, dr. Alexandre Rivas; do CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Jr; do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo; do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Joelson Silva; e do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Ricardo Nicolau.

Alexandre Rivas, destacou o importante papel desempenhado pelo PIM, especialmente, na geração de empregos e a conexão desse indicador com a conservação ambiental. “É neste sentido que nós produzimos esta feira, exatamente para mostrar o potencial e a importância da região não apenas para o Brasil, mas para o mundo inteiro. E também no sentido de buscar alternativas como, por exemplo, na bioeconomia”, afirmou.

O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, destacou que o Instituto Piatam apresentou a proposta de realização do evento e que a Suframa, desde o início, identificou muita validade na iniciativa, em especial diante da situação diferenciada por que passa a economia nacional e da oportunidade de divulgar a importância socioeconômica e sustentável do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). “Com todas as ações que estamos empreendendo à frente da Suframa, vemos a Fespim como um outro marco do nosso trabalho neste ano e como uma forma de encerrar 2019 de maneira extremamente positiva em conjunto com nossos diversos parceiros da sociedade”.

A Feira será realizada no período de 27 a 29 de novembro, no Studio 5, e tem por objetivo demonstrar que a relevância da atividade industrial vai além dos avanços socioeconômicos cruciais promovidos na região, que podem ser mais comumente identificados pela geração de emprego, renda e tributos para o Brasil. O potencial sustentável do Polo Industrial de Manaus permite, ainda, a conservação de 96% da floresta nativa do Amazonas, tão necessária ao equilíbrio ambiental cada vez mais em evidência em debates nacionais e internacionais.

Idealizado com o conceito de aliar sustentabilidade e tecnologia, o evento tem a previsão de contar com 130 estandes, que serão distribuídos em uma estrutura ambientalmente responsável, com materiais reaproveitados provenientes de fábricas do Polo Industrial de Manaus. A programação inclui exposições, palestras com convidados nacionais e internacionais, venda direta de produtos fabricados no PIM e ações com comunicólogos e investidores que tenham interesse em expandir seus conhecimentos sobre a realidade produtiva local.