Na última quinta-feira, 27 de maio, o Instituto Piatam lançou seu site de bionegócios, em parceria com as empresas Unikee e Creare Center e apoio do MSKTV. O www.biobusiness.com.br  tem o objetivo de criar um ambiente virtual de negócios para os produtos de origem amazônica.

Para o presidente do Instituto Piatam, Alexandre Rivas, a ideia da startup é reunir pequenos bioempreendedores em uma plataforma de e-commerce para que eles possam negociar seus produtos para além da Amazônia. “No momento, contamos com 14 produtores e a ideia é expandir. Qual é a nossa proposta? Pegar aqueles que estão produzindo e potencializar suas vendas. Sabemos que prefeitura e Governo do Estado têm um trabalho muito grande com isso. E a gente entrando como iniciativa privada neste processo é uma contribuição a mais para esses pequenos produtores. A ideia para futuro não é só negociar esses produtos, mas já estamos pensando em carbono, em criptoativos de caborno, tem um leque de oportunidades muito grande”.

O artista Celdo Braga é dos bioempreendedores e avalia essa iniciativa como positiva. “O nosso projeto é ligado à sonoridade amazônica e neste sentido já desenvolvemos 65 bioinstrumentos musicais. Esse apelo de valorização ao lado bio, vida, é muito forte, porque hoje há um interesse muito grande do próprio planeta. No entanto, nós aqui na Amazônia ainda não temos uma cultura sedimentada a dar valor a isso. Ações como essas vão estimulando e expandindo o gosto para aquilo que é nosso”.

Esteve presente prestigiando o evento o secretário municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Gomes de Oliveira Júnior, que ratificou parcerias futuras. “A valorização das coisas da Floresta é de suma importância e nós como uma secretaria de empreendedorismo avaliamos como promissora essa parceria. Obrigado pelo convite e estamos dispostos a colaborar no que for preciso”.

Representado a Secretaria de Produção Produção Rural do Amazonas (Sepror), o assessor técnico Luís Otávio Rodrigues, afirmou que esta é uma iniciativa agregadora de valorização dos produtos da Amazônia. “A gente sabe da expertise do Instituto Piatam. Considero essa iniciativa extremamente visionária porque se há algum tempo atrás eu quisesse vender nossos produtos, eu tinha que colocar embaixo do braço e viajar. Eu tenho certeza que daqui a dez anos essa iniciativa será lembrada como pioneira na internet porque vocês estão saindo na frente de valorizar nossa riqueza. Então,  estou muito feliz com essa iniciativa, e igualmente à palavra da prefeitura, nós também do Estado sempre fomos parceiros e queremos firmar essa  parceria para que a gente possa valorizar ainda mais nossos produtos”.

Para saber como foi o lançamento, clique no link: https://fb.watch/5O8Huj7JOK/