A live de lançamento do e-book “Fotografe seu troféu” acontece no dia 06 de julho, às 19h, pelo canal do youtube do Instituto Piatam. Com editoração da Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA), o e-book é produto da tese de doutorado de Robson Oliveira de Souza, que tinha como tema “Capacidade de carga de pesca esportiva no rio Água Boa do Univini, na região do baixo Rio Branco – Roraima – Brasil,” do Programa de Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos da Universidade Federal do Amazonas CIPET – UFAM.

Participarão da live, além dos autores, a vice-reitora da Ufam, Profa. Dra. Therezinha Fraxe; o diretor do Departamento de Turismo da Seplan de Roraima, Dr. Bruno Dantas Muniz de Brito; o presidente do Instituto Piatam, Prof. Dr. Alexandre Rivas; e, a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros da Ufam, Profa. Dra. Flávia Souza.

De acordo com Robson, o objetivo do e-book é divulgar, aos aficionados pela pesca esportiva, informações sobre o manuseio correto do peixe “troféu” no momento de fotografar o peixe. “A cartilha incluí informações para os pescadores esportivos que praticam o sistema de pesque-e-solte (catch and release em inglês), como: equipamento de pesca, vara, carretilha, molinete, linhas, anzol, iscas artificiais e vivas, local da fisgada, briga com o peixe, acessórios utilizados na pós-captura, retirada do peixe da água, manuseio do peixe, tempo de exposição fora da água, fotografia e soltura do peixe. O pesque-e-solte vem se apresentando como uma modalidade de uso sustentável dos recursos pesqueiros e, com manuseio adequado no pós-captura a partir das dicas dessa cartilha, as chances de sobrevivência dos peixes aumentam muito”.

O Brasil desde 2009, por meio da Portaria Ibama no 4, de 19 de março de 2009, tem adotado o sistema de pesque-e-solte, liberação do peixe após a captura, a fim de aumentar as chances de sobrevivência dos peixes. O pesque-e-solte é uma modalidade difundida em diversos que praticam a pesca esportiva. Para o presidente do Conselho Fiscal do Piatam, Carlos Edwar, que também foi orientador da tese de Robson e co-autor do e-book, a pesca esportiva como atividade iniciou como uma simples forma de lazer. “A pesca esportiva, como o próprio nome diz, é um esporte que está tendo um amplo crescimento no número de adeptos apaixonados pela pesca na modalidade pesque-e-solte no país e especialmente na Amazônia. O Brasil possui uma ampla rede hidrográfica com mais de 8 km de costa e uma variedade de peixes nativos com interesse para a pesca esportiva”.

 

Sobre os autores

Robson Oliveira de Souza

Doutorando em Ciências Pesqueiras nos Trópicos pela Universidade Federal do Amazonas, bolsista da CAPES, mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, RS, graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, RS e professor do curso de graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Roraima – UERR, RR.

Carlos Edwar de Carvalho Freitas

Pós-Doutor em 2009, na Washington and Lee University (USA), doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo, mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA,  graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará, professor titular da Universidade Federal do Amazonas, professor credenciado do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, Glynn Visiting International Scholar and Full Professor of Environmental Studies at the Washington and Lee University (USA).