No dia 27 de janeiro, foi realizada a consulta pública, no município de Carauari, sobre o Estudo Ambiental de Área Sedimentar na Bacia Sedimentar Terrestre do Solimões (EAAS Solimões), que avalia os aspectos ambientais e sociais nas áreas que provavelmente possuem petróleo e gás natural no subsolo da região.

O Estudo tem como objetivo apoiar a decisão sobre o planejamento de políticas públicas de petróleo e gás natural e apresentar recomendações para que a exploração desses recursos seja feita da melhor forma possível do ponto de vista ambiental e social.

Representantes do Instituto Piatam e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) estiveram presentes no município para apresentar o Estudo, tirar dúvidas e ouvir contribuições do público presente, que era composto por representantes de associações comunitárias, representantes de comunidades indígenas e moradores do município.

Para Manoel Cunha, morador da comunidade São Raimundo e sócio da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc), o evento foi muito esclarecedor e conseguiu tirar muitas dúvidas dos comunitários. “Gostei muito das recomendações do Estudo, os técnicos se preocuparam em falar a língua da comunidade e ouvir as partes interessadas. Acredito que, se no futuro tiver realmente uma atividade de exploração e as empresas seguirem à risca essas recomendações, tem tudo para dar certo”.

Francisco de Assis Pereira, morador da Comunidade Riozinho, também compartilha da mesma opinião e parabeniza a iniciativa. “Aproveito para parabenizar os organizadores, que demonstraram estar mais atentos às questões ambientais e com os povos que moram na floresta. A gente tinha muita dúvida sobre o estudo e muitos achavam que já era uma empresa que iria iniciar a atividade de exploração. Mas essa consulta serviu para tirar muitas dúvidas e também ouvir as nossas preocupações em relação a exploração de petróleo”.

Em Tefé, a consulta será realizada no dia 29/01/2020 (quarta-feira), com início às 18h no auditório do Centro de Educação Tecnológica (Cetam). No dia 30/01/2020 (quinta-feira) ocorrerá a consulta em Coari, com início às 18h, no auditório José Silveira. Em Manaus, a consulta será realizada no dia 03/02/2020 (segunda-feira), com início às 14h no auditório da Federação da Indústria do Estado do Amazonas (Fieam).