O Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia, o I-PIATAM, em parceria com as instituições KfW (Banco Alemão doador dos recursos), SEMA (Secretaria de Meio Ambiente e principal beneficiária e coordenadora dos recursos do Projeto PROFLORAM), CBM (Corpo de Bombeiros Militar e principal executor desta tarefa), e o consórcio GOPA/PIATAM (Gestor Financeiro) protagonizaram durante o mês de maio de 2022,  atividades de ação do PROFLORAM com o início dos Cursos de Formação Continuada dos Bolsistas Brigadistas no município de Boca do Acre (distante 1.028 quilômetros de Manaus), realizando as aulas teóricas no CMF – Centro Multifuncional, construído, também, com recursos do Banco alemão KfW, em 2018/19.

A qualificação objetivou capacitar recursos humanos na área de Sustentabilidade e Proteção Ambiental funcionando como instrumento pedagógico para uma proposta metodológica inovadora e desafiadora, envolvendo instituições parceiras, na proposição de ações de intervenção em territórios vulneráveis, utilizando metodologias ativas para fortalecer a aprendizagem. A parte teórica e prática está sendo ministrada pelos experientes e competentes instrutores do CBM em vários municípios como Apuí, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã e Boca do Acre. Em junho se estenderá aos municípios de Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá e Parintins. Mais de 5.000 itens de Materiais de Campo para fazer frente ao desafio de combater os focos de incêndio foram adquiridos pelo Consórcio GOPA/PIATAM, com recursos KfW, e entregues pela SEMA ao CBM, recentemente.

Para o Prof. Dr. Alexandre Rivas, este tipo de capacitação é um marco para o I-PIATAM no que tange ao fortalecimento de parcerias institucionais e na aprendizagem de novas metodologias. ‘’Diante do cenário dos altos índices de desmatamento e queimadas ilegais e a potencialidade negativa desses desastres naturais, torna-se necessário uma coordenação e um planejamento de “ações de prevenção” mais eficazes, visando o combate ao desmatamento, evitando ainda que as áreas já desmatadas sejam consumidas pelo fogo’’, afirmou o docente.

Nesse sentido, o I-PIATAM auxilia o reforço às ações voltadas para o conjunto de tarefas em execução para minimizar os riscos e estragos de ocorrências de incêndios, nestes municípios do nosso Amazonas, contribuindo com a perenidade da floresta em pé e do desenvolvimento sustentável da região.

A SEMA tem sido a instituição líder (coordenadora) do PROFLORAM, desde 2012, que já beneficiou além da própria SEMA, o CBM, o IPAAM, o IDAM e o Estado do Amazonas, e tem beneficiado a população do interior através da operacionalização dos 4 Centros Multifuncionais, instalados em Apuí, Boca do Acre, Humaitá e Parintins. Recentemente, a SEMA inaugurou sua nova sede, construída com recursos repassados, também, pelo KfW.