Foi realizada no dia 02 de agosto, a cerimônia que instituiu a Lei do Zoneamento Ecológico-Econômico de Roraima (ZEE-RR). O evento ocorreu no Palácio Senador Hélio Campos e contou com as presenças de autoridades e representantes de cooperativas do setor do agronegócio.

Retrospectiva

O Governo do Estado, por meio da Seplan e Instituto Piatam, iniciou, no dia 31/08/ 2021, as consultas públicas nos 15 municípios para ajudar a elaboração das ferramentas de cenários de zonificação do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de Roraima. As consultas começaram por Ror Rorainópolis, no dia 30 de agosto, e passaram por Caroebe, Caracaraí, São João da Baliza, Iracema, São Luiz, Mucajaí, Normandia, Cantá, Bonfim, Alto Alegre, Amajari, Pacaraima, Uiramutã e encerrou em Boa Vista, no dia 10 de setembro.

No dia 23 de junho de 2022, a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, (SEADI), com apoio do Instituto Piatam, promoveu audiência púbica  com intuito de esclarecer o processo de construção do ZEE-RR, e por consequência estimular a participação da sociedade. Durante o evento, foram apresentados materiais complementares ao mapa de Gestão, e aspectos metodológicos que tiveram como objetivo principal informar, sensibilizar e envolver o maior número de grupos sociais, instituições públicas e privadas, e assim possibilitar uma maior participação no zoneamento do território do estado de Roraima.

No dia 20 de julho de 2022, em Sessão extraordinária da Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR) realizada na Escola Estadual Padre Eugênio Possamai, em Rorainópolis, foi aprovado o Zoneamento Ecológico-Econômico de Roraima (ZEE-RR), com base no mapa de Zonificação (gestão territorial), proposto pelo Governo de Roraima.

Com oito emendas, a proposta foi aprovada com 17 votos. Com a presença de autoridades, a Assembleia disponibilizou para o público presente uma exposição com 14 mapas sobre a distribuição do ZEE em Roraima: Mapa de Gestão Territorial (zonificação), Vulnerabilidade Natural e Perda de Solo, Mapa de Aptidão Agrícola, Áreas Institucionais, Biodiversidade Geral, Zonas Climáticas, Vegetação, Potencial Social, Ocorrência de Ictiofauna (peixes existentes em determinada região biogeográfica), Mapa de Reconhecimento Semidetalhado dos Solos, Terras Indígenas, Geologia, Bacias Hidrográficas e Geomorfologia.