Numa série de reportagens para o Jornal Bom dia Amazônia, o vice-presidente do Instituto Piatam, Manoel Paiva faz uma análise dos principais desafios do transporte público em Manaus.
Para desafogar a vias e preciso investir na ampliação, adequação e melhoria do sistema em Manaus. “Hoje o que nós temos é uma cidade engarrafada, uma cidade que não anda nem o transporte individual, nem o transporte coletivo. O nosso sistema viário precisa ser priorizado na operação. Se continuar assim, a cidade vai ter cada vez mais stress no trânsito. Os principais eixos viários precisam ser transformados em corredores ou faixas azuis para que essa fluidez aconteça. É preciso priorizar a circulação do transporte público”, explica.
Perfil
Graduado em engenharia civil, pela Faculdade de Tecnologia do Amazonas, com cursos de especializações em Planejamento e Operação de Transporte Coletivo, pelo Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ipuc/PMC); Planejamento e Operação de Tráfego e Trânsito Local, pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET/PMSP); Tarefas e Objetivos da Administração Municipal no Campo da Proteção Ambiental – Planejamento Urbano, Transportes Públicos e Engenharia de Tráfego, pela Secretaria de Estado do Interior de Berlim; Planejamento, Organização e Integração Comunitária nas ações de melhorias de vida à população de baixa renda; pelo Instituto de Administração Municipal (Ibam/RJ). Participou dos projetos da Arena da Amazônia e de Mobilidade Urbana e de projetos viários de longo prazo no Estado, como Amazonas 2020, Plano Estadual de Logística, Amazonas Mais Competitivo, entre outros.
Deixar um comentário