Nos dias 08 e 09 de novembro de 2018, foi realizada a Oficina de Contexto e Foco em Brasília, e contou com representantes da administração pública, de empresas que atuam no setor de petróleo e gás natural, da academia, de organizações da sociedade civil e povos tradicionais. Além destes, estiveram presentes os membros da equipe de pesquisadores do Consórcio Piatam/Coppetec, profissionais da EPE, representantes do CTA e membros da equipe de pesquisadores da Ecology.

Durante a programação foi realizada uma dinâmica com o objetivo estimular a discussão dos Fatores Críticos de Decião (FCDs), com a finalidade de consolidar o contexto e o foco estratégico do Estudo Ambiental de Área Sedimentar do Solimões.

Foram inicialmente constituídos Grupos de Trabalho, internamente mais homogêneos, associados a temas que correspondiam aos FCDs: Administração Pública e Empresas (Grupo 1), ONGs e Academia (Grupo 2) e Povos Tradicionais (Grupo 3). Na primeira rodada, os Grupos de Trabalho discutiram os FCDs ao qual apresentavam maior nível de associação / conhecimento a fim de formar uma linha base a ser apresentada aos demais grupos. Com a finalidade de imprimir maior dinamismo ao processo e facilitar a troca de informações entre os atores de cada grupo.

Todos os Grupos de Trabalho tiveram um momento de reflexão acerca dos Temas propostos, indicando informações consideradas por eles como importantes para conhecer a região de estudo e as fontes para obtenção destas informações, quando pertinente. Além disso, foi propiciado espaço para discussão livre e apresentação de questões e/ou preocupações relacionadas com atividades de petróleo e gás natural.

De acordo com Carlos Edwar Freitas, coordenador geral do projeto EAAS Bacia do Solimões, “na avaliação dos participantes, a oficina foi bastante positiva e a dinâmica empregada facilitou o desenvolvimento dos trabalhos, com alto grau de participação dos envolvidos”.