A preocupação com os fins dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, que encerra até o ano de 2073, é ponto de partida do Projeto “Amazonas 2073+: o futuro, presente!”, idealizado pelo Instituo Piatam. Em um esforço conjunto, especialistas, cientistas, empresários vislumbraram alternativas viáveis que resultou em um documento que foi apresentado no dia 21 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado Amazonas (Fieam).
Alexandre Rivas, presidente do Piatam e organizador do documento, acredita que este seminário é a primeira ação para modificar o futuro do Estado. “Devemos ser proativos e tomar iniciativas capazes de mudar esse cenário. Assim, o Instituto Piatam iniciou a construção de propostas estratégicas que possam a vir se consideradas tanto por entidades públicas quanto privadas, no sentido de preparar o Amazonas para um futuro mais sólido, capaz de proporcionar um melhor desenvolvimento econômico, mas sempre mantendo o padrão de proteção ambiental reconhecido mundialmente”.
Na oportunidade, foram apresentados treze tópicos nas áreas de planejamento, capital humano, indústria, tecnologia da informação e comunicação, logística portuária, agronegócio, mineração, turismo e projeção nacional, bioeconomia, gestão ambiental, serviços ecossistêmicos, recursos florestais e pesca e piscicultura.
Ao final do evento, foi sugerido a criação de comitê para que possam ser conjecturados os próximos passos.
Deixar um comentário